Início Mundo Incêndio destrói resort de luxo na República Dominicana e mata turista italiano

Incêndio destrói resort de luxo na República Dominicana e mata turista italiano


Da redação

Um incêndio de grandes proporções atingiu o resort Viva Dominicus Beach by Wyndham, em Bayahibe, na República Dominicana, nesta sexta-feira, 20. O fogo destruiu quase totalmente o local, levou à evacuação de aproximadamente 1.700 turistas e causou a morte de um turista italiano de 46 anos.

Após o início do incêndio, equipes de emergência retiraram hóspedes e funcionários. Os turistas evacuados foram transferidos para outros hotéis da região. Segundo o Centro de Operações de Emergência do país, diversos visitantes também precisaram de atendimento médico devido à situação.

A investigação sobre a origem do incêndio estava em andamento. As autoridades informaram que, aparentemente, o fogo se espalhou rapidamente por causa dos ventos fortes na região e porque parte do telhado do resort era feita de palha, o que contribuiu para a propagação das chamas.

O incêndio não afetou o resort Dominicus Palace, também pertencente à rede Viva Wyndham e localizado nas proximidades. Este segundo estabelecimento permaneceu aberto e continuou operando normalmente, conforme confirmação das autoridades locais e representantes da rede hoteleira.

Bayahibe, onde ocorreu o incidente, é um dos principais destinos turísticos da costa sudeste da República Dominicana, atraindo visitantes de diversos países, especialmente dos Estados Unidos. O setor de turismo é fundamental para a economia do país, que registrou aproximadamente 12 milhões de turistas em 2025, de acordo com dados oficiais.

As autoridades locais destacaram a importância da rápida resposta das equipes de emergência para garantir a segurança dos hóspedes. Casos como este reforçam a necessidade de revisão das normas de segurança em estabelecimentos turísticos, especialmente em regiões onde condições climáticas podem agravar ocorrências como incêndios.