Da redação
Estão abertas as inscrições para a 30ª edição do Curso para Candidatas Eleitorais – Edição Brasil, voltado à formação de mulheres que pretendem disputar as Eleições Gerais de 2026. O evento acontece em formato híbrido, com etapas presenciais nos dias 8 e 9 de julho em Brasília e fase virtual em 17 de julho.
O curso é promovido pela Comissão Interamericana de Mulheres, vinculada à Organização dos Estados Americanos, pela Escola de Governo da OEA, pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), com apoio do Tribunal Superior Eleitoral e do Ministério francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros.
A cerimônia de abertura será transmitida ao público pelo canal do TSE no YouTube e pela TV Justiça. Todas as demais atividades serão restritas às participantes selecionadas. Para a participação, serão escolhidas até 480 candidatas na modalidade virtual e até 100 para a etapa presencial em Brasília.
O curso reúne pré-candidatas de diferentes regiões em atividades presenciais e virtuais, integrando iniciativas para fortalecer a participação feminina nos espaços políticos. Entre as palestrantes previstas está Fernanda Fernandes, presidente da Anadep. Segundo ela, a entidade busca “contribuir para que as candidatas conheçam melhor seus direitos e os mecanismos de acesso à Justiça, além dos desafios relacionados à equidade de gênero”.
Fernanda Fernandes destaca que a Anadep está à frente, há dois anos, da coordenação da Associação Interamericana de Defensorias Públicas. “No contexto das eleições brasileiras, também participamos das Missões de Observação Eleitoral, levando essa experiência para o debate com as candidatas”, afirma.
O programa prevê 20 bolsas para participantes presenciais, cobrindo hospedagem e alimentação, priorizando mulheres de grupos historicamente sub-representados. Os custos de deslocamento até Brasília ficam a cargo das participantes. As inscrições estão abertas até 24 de junho de 2026, por meio de formulário disponibilizado pela organização.





