Da redação do Conectado ao Poder
Documento colaborativo propõe práticas de comunicação para fortalecer a rede de apoio e combater o feminicídio
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, em parceria com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, lançou o Guia de Comunicação sobre Feminicídios, resultado de esforço conjunto para fortalecer a prevenção da violência contra a mulher por meio de orientações para uma cobertura ética e humanizada.
O material reúne recomendações para jornalistas e profissionais da comunicação, com foco em evitar abordagens danosas e ampliar o acesso das mulheres à rede de apoio. Alexandre Patury, titular da pasta, afirmou que “o que buscamos é contribuir para prevenir novas violências e ampliar o acesso da população às redes de apoio”.
Segundo a magistrada Fabriziane Zapata, o guia foi criado com base em estudos acadêmicos e dados locais para ajudar a imprensa a retratar o feminicídio como resultado de processos de violência, destacando sinais e canais de acolhimento. O tema inclui ainda a prevenção à revitimização e a divulgação de serviços de suporte.
Renata Mielli Mafezoli, diretora da Federação Nacional dos Jornalistas, afirmou que “iniciativas como esta fortalecem o exercício responsável da profissão”, destacando que comunicar de forma sensível pode salvar vidas e promover respeito e dignidade para as mulheres.





