Início Eleições Sessenta e cinco por cento dos diretórios partidários do Piauí não prestaram...

Sessenta e cinco por cento dos diretórios partidários do Piauí não prestaram contas ao TRE


Da redação

Dos 30 diretórios estaduais de partidos políticos no Piauí, dez haviam encaminhado a prestação de contas até a manhã desta terça-feira (30), segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). O prazo para regularização termina às 23h59 do mesmo dia. Quem não cumprir fica inadimplente junto à Justiça Eleitoral.

Maria do Amparo Araújo, coordenadora de Prestação de Contas do TRE-PI, afirmou que apenas dez diretórios estaduais e cinco municipais, em Teresina, entregaram os documentos referentes ao exercício de 2025 até o momento. Os dados dos diretórios municipais nas demais cidades estão em fase de levantamento e ainda não há estatísticas consolidadas, conforme o setor de dados partidários.

Ainda de acordo com Maria do Amparo, a prestação de contas é fundamental por refletir a arrecadação e os gastos eleitorais das campanhas. “É importante que representantes partidários, candidatos e candidatas fiquem atentos para essa parte”, orientou. Uma apresentação sobre o novo sistema desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral será feita no dia 14 de julho para representantes das legendas.

Segundo a coordenadora, os partidos inadimplentes podem ter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) suspenso e perder acesso a recursos do fundo partidário, entre outras sanções. Neste ano, os registros de candidaturas serão integrados à Receita Federal, com acessos disponíveis pelo e-Título e pela plataforma Gov.br, informou o TRE-PI em reunião com presidentes de partidos políticos.