Início Economia Governo brasileiro critica nova tarifa dos EUA sobre exportações em reunião oficial

Governo brasileiro critica nova tarifa dos EUA sobre exportações em reunião oficial


Da redação

O governo brasileiro classificou como “injusta” a possível imposição de novas tarifas pelos Estados Unidos sobre produtos nacionais durante reunião com o representante estadunidense de Comércio, Jamieson Greer. O encontro, realizado em Washington, ocorreu antes do prazo final para a decisão da administração Donald Trump.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) informou que esta foi a quinta reunião entre autoridades dos dois países desde o início de maio, quando os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump decidiram criar um grupo de trabalho para o diálogo comercial. Participaram também representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Assessoria Especial da Presidência da República.

Segundo comunicado do Mdic, “o governo brasileiro reiterou que a aplicação de qualquer sobretaxa se mostra injusta e não é o caminho para que possamos formular um acordo bilateral mutuamente adequado”. As recomendações do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) incluem sobretaxa de 25% para produtos brasileiros e tarifa adicional de 12,5% relativa à investigação sobre trabalho forçado, abrangendo outras 59 economias.

As possíveis tarifas decorrem da investigação conduzida pelo USTR com base na Seção 301 da Lei de Comércio estadunidense, sob alegação de práticas brasileiras consideradas prejudiciais aos interesses dos Estados Unidos. Conforme levantamento da Confederação Nacional da Indústria, cerca de 4,2 mil produtos brasileiros exportados poderão ser afetados, representando US$ 15 bilhões em exportações, incluindo ferro-gusa, molduras de madeira e álcool etílico.