Início Brasil CPTM reassume operação das linhas 11, 12 e 13, que funcionam normalmente

CPTM reassume operação das linhas 11, 12 e 13, que funcionam normalmente


Da redação

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) reassumiu a operação das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade após determinação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Segundo a empresa, os ramais funcionam normalmente, e a operação será mantida por pelo menos 90 dias.

A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) retomou o controle devido a falhas ocorridas sob administração da concessionária Trivia Trens, que operava as linhas desde terça-feira (21) sob supervisão da Artesp. Na quinta-feira (23), um incêndio em um trem na linha 12-Safira entre Tatuapé e Brás paralisou as linhas, provocando transtornos no transporte público e aumento do trânsito na zona leste. A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos em resposta ao caos registrado.

Tarcísio afirmou que poderá decretar a caducidade da concessão caso a Trivia Trens não cumpra o contrato. O governador classificou como “inaceitável” a falha registrada na quinta-feira (23). Em nota, a concessionária informou que o incêndio foi causado por problema elétrico e que a origem está sob apuração técnica rigorosa. A empresa reforçou sua capacidade técnica e afirmou manter diálogo com o governo e a Artesp.

O leilão das linhas foi realizado em março de 2025 e vencido pelo grupo Comporte Participações, através da holding Trivia, voltada para o setor de transporte, especialmente rodoviário. O contrato prevê investimentos de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos, com obras de ampliação das estações e manutenção de 92 composições, além da incorporação progressiva de mais 15 trens.