Da redação
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para risco de novas tempestades, inundações e possibilidade de tornados no estado, com previsão de intensificação do cenário entre segunda (27) e terça (28). O órgão também prevê rajadas de vento acima de 90 km/h e queda de granizo.
De acordo com a Defesa Civil, os episódios de chuva forte poderão acumular mais de 100 milímetros em 12 horas e ultrapassar 200 milímetros em 48 horas em alguns locais, principalmente durante a terça-feira. A situação afeta principalmente as regiões norte, noroeste, nordeste, serra, vales e litoral norte.
O alerta cita riscos aumentados devido ao elevado nível dos rios Uruguai, Quaraí, Ibirapuitã, Santa Maria, Ibicuí, Jacuí e Sinos, que podem causar cheias, alagamentos urbanos e extravasamento de cursos d’água. Os rios Uruguai, Jacuí e Sinos já apresentam pontos de monitoramento acima da cota de inundação.
Segundo a Defesa Civil, 488 pessoas permanecem em abrigos e 754 estão desalojadas por causa das chuvas recentes, principalmente em Lajeado, Encantado e Estrela, no Vale do Taquari. Ao todo, 214 dos 497 municípios do estado registraram danos como inundações, quedas de árvores e interdição de ruas.





