Da redação
Daniel Perez, indicado pelo governo de Donald Trump para o cargo de embaixador dos Estados Unidos no Brasil, foi aprovado por 13 votos a oito na Comissão de Relações Exteriores do Senado americano. O nome de Perez ainda depende da aprovação do plenário e do agrément por parte do governo brasileiro para assumir o posto em Brasília.
Durante sabatina no Senado em 16 de julho, Perez afirmou que, se confirmado, defenderá “condições que permitam eleições livres e justas e a liberdade de expressão”, ressaltando que “um Brasil estável e democrático é um parceiro melhor para os EUA”. Ele explicou considerar as eleições um pilar das democracias americana e brasileira.
A indicação ocorre em meio à crise diplomática provocada pela revogação do visto da embaixadora Maria Luiza Viotti, medida de retaliação do governo Trump diante da demora de Brasília em conceder o agrément. O governo dos EUA sinalizou que pode reverter a revogação caso Perez seja confirmado e receba o aval brasileiro.
Cubano-americano de primeira geração, Perez nasceu em Nova York e mudou-se para a Flórida em 1993. Foi eleito para a Assembleia Legislativa do estado em 2017 e não registra experiência anterior em política externa. O nome de Perez foi bem recebido por empresários brasileiros na Flórida, que avaliam positivamente sua atuação em defesa do comércio entre Brasil e EUA. O Brasil representa atualmente 6,2% do comércio internacional de mercadorias da Flórida.





