Início Eleições TSE, TST e MPT lançam campanha nacional contra assédio eleitoral no trabalho

TSE, TST e MPT lançam campanha nacional contra assédio eleitoral no trabalho


Da redação

As Justiças Eleitoral e do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho lançarão a Aliança pelo Voto Livre e Secreto no Tribunal Superior Eleitoral, às 9h30, com objetivo de prevenir e combater o assédio eleitoral no ambiente de trabalho. Os órgãos assinarão um acordo de cooperação técnica para formalizar o movimento.

A mobilização é nacional e busca fortalecer ações em defesa do voto livre e secreto, segundo informações dos órgãos envolvidos. De acordo com o Ministério do Trabalho, a campanha terá como slogan “No meu voto mando eu”, destacando a importância da escolha individual, sem coação ou pressões externas durante o processo eleitoral.

Segundo o Ministério do Trabalho, a proposta da Aliança pelo Voto Livre e Secreto é instruir cidadãos e instituições sobre o conceito de assédio eleitoral e formas de combater essa prática. Para aderir, é necessário acessar a página da campanha, preencher um formulário de adesão e baixar gratuitamente os materiais informativos disponíveis.

O assédio eleitoral ocorre quando empregadores, gerentes ou colegas de trabalho tentam interferir no voto de outrem, valendo-se da relação hierárquica e poder. Conforme informações da campanha, ações como ameaças de demissão, promessas de benefícios ou cobrança de participação em eventos políticos caracterizam a prática, que compromete direitos fundamentais e a liberdade de escolha.