Início Distrito Federal Celina Leão decreta luto oficial de três dias no DF por morte...

Celina Leão decreta luto oficial de três dias no DF por morte de Maria Elisa Costa


Da redação

A governadora Celina Leão decretou três dias de luto oficial no Distrito Federal pela morte da arquiteta e urbanista Maria Elisa Costa, aos 91 anos. Conforme Celina, Maria Elisa era “um ícone e um símbolo de Brasília”, com papel relevante na defesa da identidade arquitetônica da cidade.

Em nota, a governadora afirmou que Maria Elisa “deixa um enorme legado para a preservação de nossa identidade arquitetônica e a luta pela preservação de Brasília como patrimônio cultural da humanidade”. Celina também manifestou solidariedade aos familiares e amigos da arquiteta.

Nascida no Rio de Janeiro em 1934, Maria Elisa Costa formou-se em arquitetura em 1958 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro. No ano seguinte, passou a integrar a divisão de urbanismo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil.

A urbanista integrou a equipe responsável pelo dossiê que resultou no reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1987. Maria Elisa presidiu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional entre 2003 e 2004, dirigiu a Associação Casa de Lucio Costa e deixa a filha Julieta, além das netas Clara, Julia e Sofia. Não haviam sido divulgadas informações sobre o velório até a noite desta terça-feira.