Da redação
O apresentador Neto fez críticas a Neymar e ao Santos durante o programa Os Donos da Bola, da Band, poucas horas antes da partida contra o Palmeiras, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, no estádio do adversário. Segundo Neto, a principal razão das críticas foi a possibilidade de o camisa 10 não atuar no confronto por ser contrário a jogar em gramados sintéticos.
Durante a transmissão, Neto afirmou que Neymar ganhou poder excessivo no clube, atribuindo responsabilidade ao técnico Cuca e ao presidente Marcelo Teixeira. Conforme Neto, “É inacreditável como o Santos se tornou um time pequeno (…) O Santos se tornou um time da família Neymar. Ele manda, faz o que quer, a hora que quer e do jeito que quer”. O apresentador criticou ainda a situação financeira da equipe: “Um time que deve R$ 18 milhões pro Cuiabá. Não jogar hoje no campo sintético é um absurdo. Ele ganha R$ 21 milhões por mês!”.
As declarações seguiram com ataques ao técnico e ao dirigente. Neto afirmou que Cuca e Marcelo Teixeira permitem liberdade excessiva para Neymar nas decisões do clube. “Ele faz o que quiser com vocês, seus frouxos! E mais frouxo é você, Cuca. E você, Marcelo Teixeira, não deveria estar num dos maiores clubes do mundo”, disse o apresentador. Ele ainda relacionou o poder do jogador à influência de sua família: “Ele manda, a família manda. Ninguém pensa no Santos. Não jogar hoje é coisa de moleque!”.
O clássico ocorre em uma das fases decisivas da temporada santista. Neymar se tornou dúvida para enfrentar o Palmeiras, devido à sua oposição a atuar em gramados sintéticos, o que gerou repercussão extra nas vésperas da partida eliminatória. O atacante tem, em 2026, nove gols e oito assistências em 24 jogos, e participou do gol de empate do Santos diante do Mirassol, na Vila Belmiro, na rodada anterior.



