Da redação
A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou a criação de um centro de operações para concentrar o trabalho de órgãos e secretarias na resposta aos danos causados pelo temporal que atingiu Arapoanga. A medida visa coordenar o levantamento dos prejuízos e a recuperação dos imóveis danificados na região.
Durante visita ao assentamento Terra Nova, Celina informou que a Administração Regional de Planaltina deve instalar um posto de atendimento no local para identificar o número de famílias afetadas, inicialmente estimado em seis, podendo aumentar conforme novas vistorias. “Esse número pode vir a aumentar, porque foi durante a noite”, declarou a governadora.
Celina ressaltou que a prioridade é garantir a segurança dos moradores e avaliar quais imóveis podem ser recuperados. A gestora explicou que a Defesa Civil realiza vistorias residenciais e, conforme ela, famílias afetadas poderão receber auxílio para reconstrução por meio de programas da Secretaria de Desenvolvimento Social, enquanto a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso deverá colaborar com os trabalhos de recuperação das casas.
O temporal provocou destelhamentos, quedas de árvores, muros e postes, além de interromper o fornecimento de energia em Arapoanga, Planaltina e Samambaia. Em Arapoanga, 11 pessoas foram acolhidas na Administração Regional, e segundo o Corpo de Bombeiros, uma edificação ficou sem condições de habitabilidade após ser atingida por árvores de grande porte, mas não houve registro de feridos.





