Da redação
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social que comparecerem às urnas nas eleições deste ano não precisarão realizar a Prova de Vida. Segundo o Ministério da Previdência Social, a verificação será automática por meio do cruzamento de dados da Justiça Eleitoral com a base do INSS.
De acordo com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a medida visa simplificar o processo para os beneficiários. “A Prova de Vida pode se dar por meio do comparecimento eleitoral. Então, se você for votar no dia das eleições, você já terá a prova de vida realizada. O INSS recebe esses dados e já computa como prova de vida”, afirmou Queiroz.
O procedimento atinge, conforme o Ministério da Previdência Social, cerca de 40 milhões de pessoas que recebem aposentadorias, pensões e benefícios assistenciais. O objetivo da Prova de Vida é garantir a manutenção dos pagamentos apenas àqueles que comprovadamente permanecem vivos, evitando fraudes.
Desde 2019, o comparecimento presencial para a realização da Prova de Vida deixou de ser regra, conforme normas do instituto. O INSS passou a buscar, de maneira proativa, dados em outros cadastros oficiais para validar a situação dos beneficiários e reduzir filas e custos do processo.





