Início Economia CNU 2025 divulga nova lista de classificados para vagas remanescentes em órgãos...

CNU 2025 divulga nova lista de classificados para vagas remanescentes em órgãos federais


Da redação

Os candidatos em lista de espera na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado, realizado no segundo semestre de 2025, já podem consultar a nova classificação para vagas remanescentes, conforme resultado publicado pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, no Diário Oficial da União.

Segundo o edital da Fundação Escola Nacional de Administração Pública nº 260/2026, as vagas contemplam cargos de nível intermediário e superior, distribuídos entre órgãos federais com número destinado à ampla concorrência e às modalidades de cotas raciais, indígenas e para pessoas com deficiência. A publicação traz a ordem de classificação, notas finais, lista de espera vigente e critérios de alternância aplicáveis.

Os participantes indicaram, no momento da inscrição, uma ordem de preferência entre os cargos do respectivo bloco temático. Caso o candidato aprovado seja chamado para o cargo de maior preferência, será eliminado das demais opções não prioritárias. Essa regra visa permitir o chamamento de outras pessoas da lista de espera para cargos de menor preferência, exceto para candidatos já nomeados nessas vagas antes da publicação do edital.

O edital especifica ainda que, para cargos com exigências complementares, a convocação definitiva depende da conclusão de fases como avaliação de títulos, verificação documental e heteroidentificação para cotistas, além de formação complementar em algumas carreiras. Os classificados devem acompanhar a convocação individualizada por cada órgão federal, segundo normativos próprios. O certame ofertou inicialmente 3.652 vagas, sendo 3.144 de nível superior e 508 de nível intermediário, agrupados em nove blocos temáticos e contemplando um mecanismo de equiparação de gênero, que resultou na participação de mais de 24 mil mulheres, cerca de 57% dos convocados para as provas discursivas.