Da redação
A governadora e candidata à reeleição ao Governo do Distrito Federal, Celina Leão (PP), assinou uma carta-compromisso com a saúde pública, proposta por representantes da Frente em Defesa da Saúde do DF, formada por 11 entidades do setor. O documento reúne propostas para ampliar o acesso, qualificar a assistência, valorizar profissionais e fortalecer a rede pública.
Durante a assinatura, Celina afirmou que a atenção básica será prioridade em um eventual segundo mandato e defendeu a contratação de profissionais para completar as equipes. Segundo a candidata, “não adianta só ficar construindo hospital sem você ter mão de obra. A gente precisa ter 100% das nossas equipes de saúde para ela funcionar. A unidade básica de saúde tem que funcionar, ela tem que ter uma equipe completa”.
Celina também mencionou que pretende investir quase R$ 100 milhões em reformas internas de hospitais, incluindo unidades de terapia intensiva e salas de repouso, além da contratação de profissionais. Ao comentar sobre o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), a candidata criticou propostas de encerramento do modelo e afirmou que mudanças dessa magnitude exigiriam planejamento: “Todo candidato que chegou para vocês e falou que vai acabar com o Iges é mentiroso. Você não consegue acabar com o Iges em um ano hoje. Hoje o Iges faz um serviço de atendimento de urgência e emergência”.
A governadora disse ainda que pretende discutir a integração do Iges-DF à rede pública de saúde, ampliar a transparência e fortalecer o controle da gestão. Celina propôs montar um grupo de trabalho com reuniões periódicas para acompanhamento das ações e manutenção do diálogo com entidades e servidores. A carta-compromisso foi assinada por conselhos e sindicatos da área médica, de enfermagem, farmácia, psicologia, serviço social, odontologia e por associações representativas do setor.



