Início Política Governo Lula procurou PSD, e relação pode se aprofundar, diz Kassab

Governo Lula procurou PSD, e relação pode se aprofundar, diz Kassab

Governo Lula procurou PSD, e relação pode se aprofundar, diz Kassab

Da redação

Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, atribuiu a derrota de Flávio Bolsonaro (PL) e o quarto mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a erros do candidato da direita e à exploração dessas fragilidades pela campanha petista.

Kassab disse que a escolha de Flávio “dividiu o centro com o Lula”. O senador perdeu apoio fora do Rio, em outubro. “Ele acabou assustando falando em mexer na Constituição”, disse, citando rejeição ao “linguajar” e à “falta de postura nos debates”.

Para Kassab, o PT acionou o “medo” da volta do bolsonarismo; manifestações espontâneas e a atuação do deputado federal André Janones (Rede-MG) reforçaram a comunicação digital. O governo procurou o PSD; maior aproximação dependerá de sinalização ao centro e de medidas econômicas.

O PSD comandou três ministérios no governo anterior; em 2023, aceitaria convites do Planalto a filiados. Kassab não descarta voltar ao ministério, discordou de que a corrupção tenha perdido peso e alertou para “movimentos perigosos” se partidos não endurecerem o discurso anticorrupção.