Início Ciência e tecnologia Três projetos de lei ficam prontos para análise da Assembleia Nacional

Três projetos de lei ficam prontos para análise da Assembleia Nacional

Três projetos de lei ficam prontos para análise da Assembleia Nacional

Da redação

Em conferência de imprensa realizada em outubro de 2026, o Ministério da Ciência e Tecnologia do Vietnã informou ter concluído, com órgãos da Assembleia Nacional, os projetos de três leis para análise e aprovação na segunda sessão: serviços postais, metrologia e propriedade intelectual.

De 15 de setembro a 14 de outubro, o Vietnã registrou 2.500 publicações internacionais na Scopus. Produtos de alta tecnologia representaram 55,23% das exportações de bens. No ranking global de inovação de 2026, o país subiu uma posição, para 43º entre 139 economias, e ficou em terceiro na ASEAN.

Na inovação, foi aprovado o Programa Nacional de Startups Inovadoras para 2026-2035, concedidos cinco certificados de transferência de tecnologia e alcançado o total de 991 empresas de ciência e tecnologia. No plano digital de 100 dias, foram revistas 79 plataformas, conectadas sete bases ao Centro Nacional de Dados, publicado um dicionário compartilhado e lançado um piloto de inteligência artificial para serviços públicos.

Em outubro, as exportações de hardware e eletrônicos foram estimadas em US$ 30,681 bilhões, alta de 108% ante o mesmo período de 2025. O leilão de três faixas de frequência de 900 MHz alcançou cerca de 3,233 bilhões de VND. O país tinha 28 milhões de assinantes de 5G, mais de 714 mil domínios “.vn” e volume postal estimado em 457 milhões de correspondências, com receita de 9,640 bilhões de VND.

Tran Trung Tinh, vice-ministro da Ciência e Tecnologia, disse que a execução da Resolução 57-NQ/TW deve cumprir prazos e produzir resultados concretos. A agenda inclui contribuições de parlamentares, conclusão das três leis, dois projetos para o Politburo, documentos e circulares previstos para 2026, além da reestruturação do programa nacional de ciência, tecnologia e inovação e da criação de centros de pesquisa e testes e laboratórios de referência.