Da redação
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse nesta quarta-feira (4) que avaliará se Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nos Estados Unidos desde quarta-feira (28), poderá continuar votando remotamente. Alcolumbre também não pautará hoje propostas de redução da maioridade penal, à espera da conclusão do debate na Câmara.
Flávio registrou presença na sessão de terça-feira (3), que discutiu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. A sessão semipresencial permitiu que os senadores votassem pelo aplicativo. “Na essência da convocação, todos puderam votar e registrar presença”, disse Alcolumbre, que convocará assessores para analisar a solicitação.
A decisão sobre a maioridade penal atendeu a um pedido do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para que a Casa concluísse primeiro o debate. O líder do MDB, Eduardo Braga (MDB-AM), apresentou requerimento de calendário especial, assinado por 53 senadores. Alcolumbre disse querer manter uma relação institucional harmoniosa com Motta.
As PECs 20/2026, do senador Camilo Santana (PT-CE), e 19/2026, do líder da oposição Rogério Marinho (PL-RN), passaram a tramitar juntas depois que o Senado retirou o tema da PEC da Segurança Pública. Na Câmara, o deputado e relator Mendonça Filho (PL-PE) prevê apresentar parecer até o fim de novembro ou início de dezembro.
Motta relatou que a Câmara discute o tema há algum tempo e criou uma comissão especial. Flávio deixou o Brasil, passou pela Argentina e seguiu para os Estados Unidos. Ex-candidato à Presidência, foi derrotado por Lula (PT) no segundo turno.




