Início Distrito Federal CLDF debaterá segurança nas escolas do DF

CLDF debaterá segurança nas escolas do DF

Proposta pelo deputado Joaquim Roriz Neto, Audiência Pública reunirá representantes do governo Ministério Público, professores e associações de pais e alunos, nesta terça, 2/05

A segurança nas escolas será debatida nesta terça-feira (2) durante Audiência Pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O evento, proposto pelo deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL), reunirá representantes do Poder Executivo, do Ministério Público, dos Sindicatos dos Professores e de entidades representativas de pais e alunos. A reunião será realizada no Plenário da Casa, às 19 horas.

O parlamentar justifica a necessidade do debate a fim de unir esforços no enfrentamento à onda de violência que tomou conta das escolas de todo o país. Desde o início do ano letivo, professores, pais e estudantes enfrentam uma série de ameaças e de ataques aos estabelecimentos.

Entre os casos mais graves, um massacre em uma escola pública de Santa Catarina (SC), o assassinato de uma professora em São Paulo e a ação racista contra uma professora de Ceilândia, no Dia Internacional da Mulher. No Distrito Federal, uma série de ameaças de ataques à bomba e de massacres tiraram o sossego de toda comunidade escolar, no mês de abril.

A medida levou ao reforço do policiamento das escolas públicas e particulares e a uma reunião da cúpula da Segurança Pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

No entanto, passado o período crítico, Joaquim Roriz Neto destaca a necessidade de ações contínuas de curto, médio e longo prazo, com o objetivo de devolver a paz às escolas. Entre as medidas imediatas defendidas pelo parlamentar, estão a instalação de detectores de metais nas entradas das unidades, além da instalação de um botão do pânico e o treinamento contínuo de professores e estudantes para situações de risco.

“Sou pai de uma criança de três anos e não escondo minha angústia com a falta de segurança nas escolas. Como um pai ou mãe pode deixar os filhos no colégio e sair para trabalhar em paz com o perigo rondando o ambiente escolar a todo momento?”, indaga.

O deputado ressalta que o objetivo do encontro é escutar os especialistas na área, na tentativa de estabelecer o caminho a ser tomado em prol do aumento permanente da segurança nas unidades de ensino.

“Hoje, nosso objetivo é escutar todos os lados: Secretaria de Educação Segurança Pública, Ministério Público, Sindicatos e Associação de Pais. Precisamos trabalhar em conjunto para combater esse problema”, completa.

Serviço | Audiência Pública para debater a Segurança nas Escolas
Data: 02/05/2023
Hora: 19h
Local: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Autoridades confirmadas:

Alexandre Rabelo Patury – Secretário Executivo de Segurança Pública do DF
Georges Carlos Fredderico Moreira Signeur – Procurador-Geral de Justiça
Luciana Custódio de Castro – Diretora e Coordenadora da Secretaria de Finanças do SINPRO
Dr. Alexandre Veloso – Diretor-Presidente da ASPA e Conselheiro do Conselho de Educação do Distrito Federal
Tony Marcelo – Coordenador do Plano de Paz da Secretaria de Educação