Da redação do Conectado ao Poder
Governador afirma que presidente demonstra desconhecimento e insensibilidade sobre o esforço dos agentes locais no combate aos incêndios e preservação ambiental

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, respondeu duramente às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a atuação do Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios no DF. Segundo Ibaneis, “o presidente revela não só desconhecimento, como também insensibilidade diante do efetivo trabalho do Corpo de Bombeiros de Brasília, da Defesa Civil e de outros agentes envolvidos, que se dedicam diuturnamente a combater os focos de incêndios e são comprometidos com ações preventivas ao longo de todo o ano”.
A declaração de Lula, que alegou deficiências no combate a incêndios no Distrito Federal, foi prontamente rebatida por Ibaneis, que destacou o comprometimento das forças locais e criticou a ausência de apoio federal em áreas de responsabilidade da União, como o Parque Nacional de Brasília. “Infelizmente, o presidente, como morador transitório de Brasília, deve estar preocupado em explicar a incapacidade e precariedade dos órgãos federais em regiões onde devia ser mais presente”, declarou o governador.
Ibaneis também reforçou que o governo federal tem negligenciado a preservação de áreas ambientais federais, deixando o DF sozinho na tarefa de proteger o Parque Nacional. “Desleixo inclusive com o Parque Nacional, que apesar de ser uma área federal, segue ignorado pelas autoridades federais, deixando o DF sozinho na empreitada de sua preservação”, completou.
Nas redes sociais, o posicionamento de Ibaneis foi amplamente elogiado pelos moradores do Distrito Federal. Diversos comentários destacaram sua “coragem” e “firmeza” ao defender as ações do Corpo de Bombeiros e das forças locais no combate aos incêndios. Alguns ressaltaram que o governador “disse o que precisava ser dito”, reforçando o apoio popular à sua postura. A maioria das mensagens expressava aprovação, com moradores afirmando que Ibaneis “mostrou comprometimento” e “merece reconhecimento” pelo trabalho que vem realizando.





