Da redação
A FIFA divulgou nesta segunda-feira (9) as ilustrações oficiais inspiradas nas cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, marcando a contagem de 500 dias para o início do torneio. A arte que representa Brasília foi assinada por Izzy Credo, artista visual e muralista de Trindade (GO), que retratou a capital federal como um espaço de movimento, projeção e futuros possíveis.
Segundo Izzy Credo, a obra buscou referências na cultura do Cerrado, no protagonismo negro e na relação entre sagrado e profano. “Brasília me traz um imaginário de lugar de futuros possíveis. A arquitetura dialoga com essa ideia de movimento, expectativa e projeção. Essas são ideias que, quando a gente pensa em futebol, invariavelmente também vêm à cabeça”, explicou a artista.
A ilustração utiliza cores vibrantes e formas orgânicas, integrando a torcida à paisagem e à narrativa do futebol brasileiro. Para Izzy, torcer no Brasil é algo diferenciado, não só pela energia e calor, mas também pela estética. “Vejo a torcida como parte da história, não só do ambiente”, ressaltou.
O processo criativo foi marcado por lembranças afetivas e coletivas do futebol. “Pensar em Copa e em futebol no Brasil é pensar em cultura e experiência coletiva. Espero que essa nostalgia chegue às pessoas, porque esse sentimento é coletivo”, afirmou Izzy Credo.
A Copa do Mundo Feminina ocorrerá de 24 de junho a 25 de julho de 2027, em oito cidades brasileiras: Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Em Brasília, os jogos serão realizados no Estádio Nacional Mané Garrincha. O evento conta com organização do Comitê Intersetorial de Coordenação, coordenado pela Casa Civil e composto por 12 secretarias do Distrito Federal.





