Da redação
O candidato à presidência da OAB é a favor de uma reforma legislativa

A equipe do programa Conectado ao Poder, da Rádio Metrópoles, conversou com o advogado e candidato à presidência da OAB-DF Evandro Pertence sobre projetos para uma futura gestão, caso seja eleito, assim como a visão do mesmo em relação a atual presidência da Ordem e sobre a formação de sua chapa.
Evandro, que se auto define como “apaixonado pela advocacia, pela tolerância e pelo diálogo democrático”, pontuou essas definições ao apresentar a formação da chapa, que possui 114 integrantes. “A gente buscou fazer uma chapa representativa. Eu tenho como vice Gisele Reis, uma advogada negra, de subseção, com mestrado em direito internacional, que atua na área criminal em subseção, em Águas Claras e Taguatinga e hoje é consultora master da TV Justiça.”
Reforçando a diversidade no seu trabalho, Evandro disse, ainda, sobre Cristiana Neves, do grupo de advogadas Elas Pedem Vista, que busca contribuir para o diálogo jurídico em torno de temas sensíveis à sociedade. Além disso, o candidato percebe a representatividade no aspecto da advocacia sendo representada em outras regiões do Brasil. “A minha chapa é muito representativa nesse ponto, porque a gente tem os mais diversos tipos de advocacia em regiões, presentes dentro da minha chapa”, disse.
Percebendo que essa representação de advogados, no geral, em regiões, foi diminuída devido ao avanço da tecnologia, tendo os escritórios transformados ao on-line, com processos eletrônicos, o advogado faz uma crítica. “A gente precisa de uma reforma legislativa, porque o nosso sistema eleitoral, por mais que a ordem tenha um compromisso com a democracia, não é nada democrático, então a gente trabalha com um sistema de chapa fechada, sem ter uma boa representatividade para a advocacia”, defendeu a alteração no sistema.