Início Distrito Federal Ação de vacinação nas feiras de Ceilândia acelera proteção da população no...

Ação de vacinação nas feiras de Ceilândia acelera proteção da população no DF


Da redação

No sábado (18), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promoveu ações de vacinação no Shopping Popular e na Feira Central de Ceilândia, oferecendo imunização para todas as faixas etárias. Além das unidades móveis, 46 unidades básicas de saúde também funcionaram excepcionalmente no fim de semana em todo o DF.

As vacinas foram aplicadas conforme critérios de idade, profissão e doenças pré-existentes. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos receberam a dose contra a dengue. Já idosos, crianças de até 5 anos e trabalhadores de diversas áreas foram imunizados contra a gripe (influenza). Também estavam disponíveis vacinas para febre amarela, sarampo, tétano e difteria.

A moradora Antônia Amaral, 40 anos, levou a família para atualizar o cartão de vacinação na Feira Central de Ceilândia. “Já vacinei aqui ano passado. Aproveitei que fica mais perto e é no sábado. Só não vem quem não quer”, afirmou. Sua filha Emanuela, 13 anos, completou: “Tomar vacina ajuda a cuidar da saúde e prevenir doenças.”

A ação também beneficiou trabalhadores do comércio, como Gabrielly Magalhães, 19 anos, que se imunizou contra o HPV no Shopping Popular. “Trabalho aqui, então foi muito prático para mim. O shopping é bem movimentado e muita gente teve essa oportunidade”, destacou. A vacina contra o HPV está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos e, para quem tem até 19 anos, pode ser aplicada até o fim de junho.

Devido ao feriado de Tiradentes e ao aniversário de Brasília, não haverá vacinação na segunda (20) e terça-feira (21). Durante o feriado prolongado, apenas serviços de urgência e emergência permanecem ativos. As salas de vacinação reabrem normalmente na quarta-feira (22), com endereços e horários disponíveis no site da SES-DF.