Da redação
A AgroBrasília promoveu, nesta sexta-feira (20), o Dia de Campo da Competição de Cultivares de Soja, que reuniu mais de 600 participantes, entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos e autoridades do setor. Organizado pela Coopa-DF, com apoio da Emater-DF, o evento apresentou o desempenho de diferentes materiais genéticos de soja em condições reais de campo.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner; do secretário de Agricultura do Distrito Federal, Rafael Bueno; do presidente da Emater-DF, Cleison Duval; e do chefe-geral da Embrapa Cerrados, Jorge Werneck. “É uma oportunidade para o agricultor olhar os materiais, comparar e decidir aquilo que melhor se adapta à sua realidade produtiva”, destacou Brenner.
Cleison Duval ressaltou o papel econômico da soja na região e a importância do acompanhamento técnico para decisões estratégicas. Rafael Bueno afirmou que o Governo do Distrito Federal espera aumento da safra em relação ao ano anterior, impulsionado por investimentos em genética e tecnologia. “A Coopa-DF vem trazendo tecnologia em sementes e genética para fortalecer ainda mais a produção local”, disse Bueno.
A competição envolveu 20 empresas e 53 cultivares de soja, todas avaliadas sob condições e critérios agronômicos padronizados. O resultado final será divulgado em 30 de abril. Jorge Werneck afirmou que iniciativas como essa ampliam as opções do produtor rural e proporcionam maior segurança na escolha dos cultivares.
Segundo o produtor Valdemar Cenci, que já iniciou a colheita da safra 2025/2026 com cerca de 10% da área colhida, o acesso a informações técnicas contribui para melhores resultados na produtividade. A AgroBrasília ocorre anualmente e esta edição será realizada de 18 a 23 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na BR-251. Na última edição, o evento recebeu 188 mil visitantes, movimentou R$ 5,1 bilhões em negócios, contou com 564 expositores e mais de 25 startups.





