Da redação
O programa Alentejo 2030 lançou um concurso com dotação indicativa de um milhão de euros para apoiar investimentos em infraestruturas e equipamentos científicos na região do Alentejo, segundo informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional. As candidaturas ao edital estão abertas até 30 de setembro.
De acordo com a CCDR do Alentejo, o aviso intitula-se “SACCCT: Infraestruturas e Equipamentos Científicos” e busca reforçar a capacidade científica e tecnológica regional. O objetivo é promover a investigação, inovação e a transferência de conhecimento em sintonia com as demandas de empresas e da sociedade.
O órgão detalhou que são elegíveis projetos voltados a infraestruturas e equipamentos científicos, incluindo equipamentos técnico-científicos, recursos digitais, arquivos e bases de dados científicas, além de sistemas computacionais e de programação para acesso aberto digital ao conhecimento. O apoio será cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em até 85%.
Segundo a comissão, a medida integra a estratégia regional de especialização inteligente do Alentejo. Entre os domínios prioritários definidos pelo Conselho de Inovação da Região estão bioenergia e resíduos, produção sustentável, economia circular, saúde, inovação social e educacional, valorização territorial, mobilidade, logística, turismo sustentável, digitalização, energias renováveis, agricultura sustentável e indústrias criativas e culturais.





