Anvisa volta a proibir venda do creme dental Colgate após novos relatos de ferimentos

Da redação do Conectado ao Poder

Produto foi novamente interditado após consumidores relatarem feridas na boca; empresa retirou recurso que suspendia a medida

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira (30/4) a proibição da venda do creme dental Colgate Total Clean Mint. A decisão restabelece a interdição feita em março, que havia sido suspensa após recurso da fabricante. No entanto, a própria Colgate retirou o recurso, permitindo que a medida voltasse a valer.

Segundo a Anvisa, a interdição se dá após relatos de consumidores que apresentaram reações adversas, como feridas na boca, inflamações gengivais e inchaços, que em alguns casos chegaram a dificultar a alimentação. A empresa teria alterado recentemente a composição do produto, substituindo o fluoreto de sódio por fluoreto de estanho, o que pode ter contribuído para os efeitos indesejados.

Especialistas recomendam que, ao perceber sintomas como feridas na boca, ardência ou qualquer alteração incomum após o uso do produto, o consumidor suspenda imediatamente a escovação com a pasta. A orientação é de que, ao interromper o uso, os efeitos adversos tendem a desaparecer.

Em nota, a Colgate informou que apresentou o pedido formal de retirada do recurso no dia 29 de abril, permitindo o retorno da interdição temporária do Colgate Total Clean Mint. A empresa reforçou que colabora com a Anvisa e que segue investigando o caso tecnicamente. “A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto, que segue os rígidos padrões das agências regulatórias”, diz o comunicado.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui