Da redação
Uma nova ferramenta será integrada ao aplicativo DF no Ponto para incentivar e facilitar denúncias de violência sexual contra mulheres no transporte público do Distrito Federal. A medida foi anunciada por meio da criação de um grupo de trabalho envolvendo a Secretaria da Mulher (SMDF), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF).
O grupo será responsável por propor, estruturar e acompanhar a implementação do recurso, que funcionará como um canal de comunicação direta destinado à orientação, apoio às vítimas e articulação com a rede de proteção às mulheres. A iniciativa busca oferecer um novo meio seguro para pedidos de ajuda no transporte público.
O DF no Ponto é o aplicativo oficial da Semob-DF, utilizado atualmente para monitoramento, em tempo real, de ônibus e metrôs no Distrito Federal. Por meio do app, os usuários podem planejar rotas, consultar horários e visualizar a localização dos veículos.
O sistema está disponível para celulares e também pode ser acessado por QR Codes instalados nas paradas de ônibus. Com a futura integração da nova ferramenta, espera-se ampliar a segurança e o suporte às mulheres que utilizam o transporte coletivo.
A expectativa é que a novidade fortaleça a rede de proteção às vítimas e facilite o registro de ocorrências, garantindo maior assistência e resposta rápida em casos de violência sexual nos espaços públicos de mobilidade do DF.





