Início Brasil Até dezembro, Mendonça Filho deve apresentar relatório sobre maioridade penal

Até dezembro, Mendonça Filho deve apresentar relatório sobre maioridade penal

Até dezembro, Mendonça Filho deve apresentar relatório sobre maioridade penal

Da redação

O relator da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC) para reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos, Mendonça Filho (PL-PE), disse nesta quarta-feira (4) que pretende apresentar o relatório até o fim de novembro ou início de dezembro.

Mendonça afirmou que a discussão foi separada da PEC da Segurança Pública por acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). “Eu espero que, durante o mês de novembro, a gente possa avançar nos debates, nas audiências públicas”, disse.

O presidente do colegiado, Aluisio Mendes (Republicanos-MA), criticou a tentativa de acelerar a votação no Senado. “Vejo agora um açodamento de querer aprovar lá no Senado a redução da maioridade penal, sem discussão nenhuma com a sociedade, sem um debate mais aprofundado, e eu acho isso muito temerário”, declarou.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou que não colocaria as propostas em votação naquele dia e aguardaria a conclusão da discussão na Câmara. A decisão veio após pedido de Motta e frustrou uma articulação para acelerar a análise no Senado.

Eduardo Braga (MDB-AM), líder do MDB, pediu calendário especial para acelerar a PEC 20/2026, de autoria de Camilo Santana (PT-CE), líder do PT no Senado. A proposta tramita junto com a PEC 19/2026, de Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição. O requerimento, que encurtaria os prazos de análise, recebeu 53 assinaturas.