Início Política Auxiliar de Lula diz que Marcola deve provar inocência em caso de...

Auxiliar de Lula diz que Marcola deve provar inocência em caso de repasses


Da redação

Integrantes do Partido dos Trabalhadores tentam minimizar repasses de dinheiro da lobista Roberta Luchsinger a Marco Aurélio Santana Ribeiro, ex-chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo auxiliares do presidente e ministros do governo, a orientação no Palácio do Planalto é que Ribeiro detalhe a operação, buscando evitar que a crise afete a campanha à reeleição.

De acordo com um auxiliar de Lula, “Marcola não tem que parecer inocente, ele tem que provar que é inocente. Caso não consiga demonstrar que é inocente, Marcola deixará a campanha”. A avaliação entre integrantes do Palácio do Planalto é que a demora de Ribeiro em se explicar amplia o risco de a situação ser usada em campanhas adversárias.

O principal receio dos aliados do governo é que o caso se torne pauta da campanha de Flávio Bolsonaro, apontado como principal adversário de Lula no momento. Os ministros avaliam que respostas insuficientes podem potencializar desgastes e gerar novos desdobramentos negativos no cenário eleitoral.

Ribeiro afirma que não há irregularidades e diz que tomou um empréstimo de Roberta Luchsinger, que é amiga de Fábio Luís Lula da Silva, filho de Lula. A lobista é investigada pela Polícia Federal no escândalo envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social. Ribeiro deixou o cargo de chefe de gabinete para atuar na agenda do presidente no comitê de campanha.