BC confirma corte da Selic em março, mas manterá juros restritivos


Da redação

O Banco Central (BC) anunciou que deverá iniciar o corte dos juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para março. A informação consta na ata da reunião realizada na semana passada, cujo conteúdo foi divulgado nesta terça-feira (3). Na ocasião, o Copom manteve a taxa Selic em 15% ao ano, pela quinta vez consecutiva.

Segundo o documento, a expectativa de início da flexibilização ocorre em meio a um ambiente de inflação mais baixa e maior efetividade da política monetária. No entanto, o BC ressalta que o nível dos juros continuará restritivo, sem indicar a magnitude do corte inicialmente previsto.

“A estratégia envolve calibração do nível de juros. O Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, iniciar a flexibilização da política monetária em sua próxima reunião, porém reforça que manterá a restrição adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”, destacou a ata do Copom.

O BC também enfatizou que o compromisso com a meta de inflação exige cautela em relação ao ritmo e à intensidade dos cortes de juros. “O compromisso com a meta impõe serenidade quanto ao ritmo e à magnitude do ciclo, que dependerão da evolução de fatores que permitam maior confiança no atingimento da meta para a inflação no horizonte relevante para a condução da política monetária”, afirmou o Banco Central.

A meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3%, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, estabelecendo limites de 1,5% a 4,5%.