Início Site

Debate sobre educação midiática reunirá jovens senadores em agosto — Senado Notícias


A educação midiática é o aprendizado de habilidades voltadas para análise e consumo crítico de informações de redes sociais e dos meios de comunicação. Um debate sobre esse assunto será feito pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) na semana de vivência legislativa do Programa Jovem Senador 2024, a pedido do presidente do colegiado, o senador Paulo Paim (PT-RS). A professora do Departamento de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), Rafiza Varão, comentou a importância do tema para a sociedade.



Fonte: Senado

Vasco anuncia a contratação do volante Souza



Souza

Souza é novo reforço do Vasco (Foto: Divulgação/Vasco)

O Vasco anunciou neste domingo (14) mais um reforço para a sequência da temporada do futebol brasileiro, e este um velho conhecido do torcedor do Cruzmaltino, o volante Souza, que estava no futebol turco defendendo o Istanbul Basaksehir.

O anúncio foi foi através das redes sociais do Gigante da Colina, que destacaram o retorno deste a São Januário e também uma carta feira por Nicolas, um dos filhos do volante, falando do desejo de ver o pai voltar a vestir a camisa vascaína.

“Quando o sentimento de amor e de saudade falam mais alto, o sonho traça o caminho que leva de volta ao lugar em que tudo começou. Souza está de volta ao Vasco”, diz o comunicado do clube;

Ao site oficial do clube, em sua primeira declaração oficial como jogador vascaíno, Souza destacou que a volta ao Gigante da Colina é a ‘oportunidade da vida’ e ‘maior desafio da carreira’, já que chegará para ser um dos nomes do projeto novo do clube pós-777.

“Eu creio que esta é a oportunidade da minha vida. Sinceramente, joguei em muitos clubes, mas se você for falar em missão, em desafio… acho que esse é o maior desafio da minha carreira e estou me preparando muito para suprir as expectativas não somente do torcedor dentro de campo, mas também fora dele”, declarou o volante.

“Na convivência do dia a dia com os atletas, com os meninos que estão começando. Estou muito feliz e espero poder dar o meu melhor e alegrar ao torcedor”, completou;

Surgido na base vascaína em 2008, Souza foi negociado com o Porto dois anos depois e, daí para frente, passou a jogar por vários clubes, como Grêmio, São Paulo. Fenerbahçe, Al Ahli, Besiktas e Beijing Guoan depois de ir para o Basaksehir, sua última equipe. Sua volta ao clube ao qual foi revelado teria sido ‘imposição’ de outro reforço recente do clube, Philippe Coutinho, que pediu por sua contratação.;





Fonte: Torcedores

10 séries que são puro Rock and Roll


Neste sábado (13/07), é comemorado o Dia Internacional do Rock. A data tem como objetivo principal celebrar o gênero musical, que se popularizou em todo o mundo desde meados do século passado.

Pensando nisso, hoje o Paipee Brasil listou dez séries e documentários que são Rock and Roll em música e atitude! Que tal aproveitar o final de semana para maratonar algumas delas?! Veja nossa seleção, na galeria de fotos acima, e saiba mais detalhes.



Fonte: PaiPee

Unesco envia missão para recuperar patrimônio cultural afetado nas enchentes no Rio Grande do Sul



A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, anunciou uma missão internacional de emergência para avaliar os danos causados ​​aos bens culturais e arquivos do Rio Grande do Sul pelas recentes enchentes que atingiram o estado brasileiro.

Desde o final de abril, o Rio Grande do Sul enfrenta inundações sem precedentes e condições climáticas extremas que afetam 478 municípios. A enchente cobriu quase completamente algumas dessas cidades.

50 museus afetados

No início de julho, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas no estado, com 182 fatalidades e mais de 735 mil pessoas desabrigadas.

O setor cultural também foi significativamente impactado. De acordo com as autoridades do governo estadual, a enchente afetou 50 museus, causando danos que vão desde destruição completa até infiltração de água, danos ao telhado ou transbordamento de calhas. Os danos ao equipamento e às coleções foram graves e ainda não foram totalmente quantificados.

Patrocinado pelo Fundo Emergencial do Patrimônio da Unesco, o lançamento da missão contou com a presença da diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto.

Estavam presentes também a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o superintendente do Iphan no Rio Grande do Sul, Rafael Passos.

Objetivos da missão

Os especialistas nacionais e internacionais enviados pela Unesco ao Rio Grande do Sul conduzirão uma avaliação detalhada do patrimônio cultural afetado. Eles indicarão ações para resgatar e recuperar arquivos, itens e coleções de patrimônio local.

A missão técnica incluirá os especialistas internacionais Andrea Richards, historiadora e arqueóloga de Barbados, e Samuel Franco, um socorrista cultural da Guatemala. Esses especialistas permanecerão no estado até 19 de julho de 2024.

A missão promoverá a troca de ideias e o compartilhamento de experiências entre a comunidade local e especialistas internacionais que responderam a várias emergências culturais em todo o mundo.

Segundo Marlova Noleto, a aprovação do Fundo Emergencial de Patrimônio do Rio Grande do Sul representa um passo significativo na preservação do rico patrimônio cultural deste estado brasileiro, que tem sido severamente afetado por enchentes e desastres naturais.

“Tesouros culturais”

De acordo com  a especialista, este fundo permitirá que a Unesco e seus parceiros “trabalhem em estreita colaboração com as comunidades locais para proteger e recuperar tesouros culturais que são fundamentais para a identidade e a história desta região”.

A diretora nacional da Unesco afirmou que a agência está comprometida em fornecer “assistência rápida e eficaz para garantir que o patrimônio do Rio Grande do Sul seja preservado para as gerações futuras”.

Em resposta à emergência, o Ministério da Cultura estabeleceu uma Rede de Mapeamento e Recuperação do Patrimônio Material, Museus, Acervos Arqueológicos e Arquivos do Rio Grande do Sul, combinando esforços de autoridades governamentais em níveis nacional, estadual e municipal, sociedade civil e organizações internacionais.

Esta rede multissetorial de emergência inclui o Ministério, o Instituto Brasileiro de Museus, Ibram, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, o Arquivo Nacional, universidades públicas do estado, o Governo do Rio Grande do Sul, o Icomos Brasil e a Unesco.



Fonte: ONU

Transmissão do UFC vaza duas disputas de cinturão para megaevento na Esfera


Transmissão do UFC vaza duas disputas de cinturão para o UFC 306, na Esfera. Foto: Reprodução/Twitter/UFCTransmissão do UFC vaza duas disputas de cinturão para o UFC 306, na Esfera. Foto: Reprodução/Twitter/UFC

Transmissão do UFC vaza duas disputas de cinturão para o UFC 306, na Esfera. Foto: Reprodução/Twitter/UFC

A transmissão francesa do UFC pode ter revelado duas disputas de cinturão para o próximo megaevento da organização, UFC 306, que acontece em 14 de setembro na nova arena Sphere, em Las Vegas. A informação, ainda não confirmada oficialmente pela empresa, coloca em destaque dois dos lutadores mais populares da atualidade: Ilia Topuria e Sean O’Malley.

Na principal atração da noite, o invicto Ilia Topuria, atual campeão peso pena (até 65,7kg.) do UFC, deve defender seu título contra o ex-campeão da categoria e detentor do cinturão BMF, Max Holloway.

Na luta co-principal, Sean O’Malley, carismático campeão peso galo (até 61,2kg.) do UFC, pode colocar seu título em jogo contra o desafiante número 1 do ranking, Merab Dvalishvili.

UFC 306, na Esfera, pode ter Alexa Grasso

Apesar de não aparecer na transmissão, outro nome que segue especulado é o de Alexa Grasso, que é treinadora do The Ultimate Fighter, principal nome mexicano na organização e tem trilogia encaminhada contra Valentina Shevchenko pelo cinturão peso mosca (até 56,7kg.).

O UFC 306, marcado para o Dia da Independência do México, será um marco histórico para a organização. A escolha da data e do local demonstra a importância da comunidade mexicana para o UFC e promete um evento memorável, com a estreia da organização na arena Sphere, estrutura inovadora em formato de esfera que promete revolucionar a experiência dos fãs do MMA.





Fonte: Super Lutas

Saúde alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço


Saúde alerta para prevenção de câncer de cabeça e pescoço

Julho é mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Durante a campanha batizada de Julho Verde, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde (SES-GO), está orientando a população a adotar hábitos de vida saudáveis capazes de prevenir casos da doença, responsável pela segunda maior incidência de tumores entre os homens.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em cada ano do triênio de 2023 a 2025, serão registrados 15 mil novos casos no Brasil.

Prevenção do câncer

O câncer de cabeça e pescoço tem como principais fatores de risco o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade e exposição a produtos químicos. Os registros apontam que, no ano passado, foram notificadas 1.502 mortes pela doença. Desse total, 908 (60,45%) eram homens e 594 (39,55%) eram mulheres.

O coordenador de Oncologia da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais/SES-GO), Kleber Júnior Rodrigues Monteiro, destaca a importância de as pessoas estarem atentas aos principais fatores de risco e procurarem o serviço de saúde de imediato, se apresentarem algum sintoma da doença.

Kleber Monteiro enfatiza que o diagnóstico tardio é um dos principais desafios no tratamento dessa forma de câncer, afetando negativamente a sobrevivência dos pacientes. Ele destaca que a SES-GO dispõe de uma rede bem estruturada para o cuidado de casos oncológicos.

Sintomas da doença

  • Nódulos que crescem rapidamente, associados à dor ou rouquidão.
  • Afta que não cicatriza por mais de 15 dias.
  • Alteração persistente da voz (rouquidão).
  • Nódulo na língua, tipo verruga que dói.
  • Sensação de espinho na garganta ou dor contínua.
  • Manchas brancas na mucosa oral.
  • Dores constantes de ouvido.
  • Sangramento ou obstrução nasal.
  • Consultas médicas rotineiras fazem parte da prevenção contra o câncer de pescoço e cabeça.

O post Saúde alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.



Fonte: Agência Cora de Notícias

BNDES financiará complexo solar na Bahia para abastecer refinaria


A implantação do complexo de energia solar Irecê 1, nos municípios de João Dourado e Irecê, na Bahia, com capacidade de energia limpa e renovável instalada no empreendimento de 161 MWp (megawatt pico) com abatimento de aproximadamente 128 mil toneladas de CO2 por ano, deve começar a operar no terceiro trimestre de 2025.

O projeto, no valor de R$ 418,5 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), atenderá demanda da Refinaria de Mataripe, a segunda maior do país, localizada em São Francisco do Conde (BA).

Construído a partir de uma joint venture (associação econômica) entre as empresas Acelen, Perfin Infra Administração de Recursos e Illian Energias Renováveis, o complexo contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico regional com a criação de 530 empregos.

Transição energética

“O parque solar – associado ao programa de descarbonização da Refinaria de Mataripe – é parte do esforço do BNDES em fomentar a transição energética”, disse a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa.

Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, o complexo custará R$ 530 milhões. O financiamento do BNDES será feito na modalidade project finance (o fluxo de receitas e os ativos do projeto garantem o financiamento) em dólar americano, correspondendo a 78% do investimento total.

 



Fonte: Agência Brasil

Brasileirão Série A confirma a chegada de 21 reforços de fora do Brasil



Apresentação de Allan, Almada e Igor Jesus no Botafogo

Apresentação de Allan, Almada e Igor Jesus no Botafogo (Thiago Ribeiro/AGIF (via AP)

A janela de transferências está aberta no Brasil e, a partir desta semana, muitos jogadores contratados pelos clubes do Brasileirão Série A nas últimas semanas poderão estrear por seus times.

Com algumas semanas restantes da janela de transferências, muito ainda pode acontecer e atletas de ainda maior impacto podem desembarcar no Brasil.

Nas últimas semanas, o argentino Thiago Almada, reforço do Botafogo, quebrou os recordes de maiores gastos da história do futebol brasileiro. O atleta custou 19,5 milhões de euros aos cofres do Fogão, que briga pela liderança do Brasileirão Série A.

Além dele, o destaque é o retorno de Philippe Coutinho, que chegou por empréstimo para o Vasco. O atleta, que ainda pertence ao Aston Villa, da Inglaterra, retorna para o Brasil em uma tentativa de recuperar a sua melhor forma no futebol mundial.

Outros que chamam a atenção são Walace e Matheus Henrique, dois volante ex-Grêmio que estavam atuando na Itália. Os dois foram contratos pelo Cruzeiro, que dividiu com o Botafogo o protagonismo na atual janela de transferências.

Confira todas os jogadores que vieram de fora para o Brasileirão Série A

  • Ronie Carrillo (de Portimonense, para Juventude)
  • Jan Hurtado (de Boca Juniors, para Atlético-GO)
  • Júnior Alonso (de Krasnodar, para Atlético-MG)
  • Philippe Coutinho (de Aston Villa, para Vasco da Gama)
  • Thiago Almada (de Atlanta, para Botafogo)
  • Lyanco (de Southampton, para Atlético-MG)
  • Walace (de Udinese, para Cruzeiro)
  • Agustín Giay (de San Lorenzo, para Palmeiras)
  • Matheus Henrique (de Sassuolo, para Cruzeiro)
  • Fabrizio Peralta (de Cerro Porteño, para Cruzeiro)
  • Lautaro Díaz (de Independiente, para Cruzeiro)
  • Kaio Jorge (de Juventus, para Cruzeiro)
  • Igor Jesus (de Shabah Al-Ahli, para Botafogo)
  • Allan (de Al-Wahda, para Botafogo)
  • Iago (de Augsburg, para Bahia)
  • Matheus Pereira (de Al-Hilal, para Cruzeiro)
  • Ricardo Ryller (de Al-Fayha, para Vitória)
  • João Marcelo (de Porto, para Cruzeiro)
  • Thiago Silva (de Chelsea, para Fluminense)
  • Felipe Anderson (de Lazio, para Palmeiras)
  • Bernard (de Panathinaikos, para Atlético-MG)



Fonte: Torcedores

Elas foram apontadas como “amantes” e se tornaram “oficiais”


Nesta semana, a ex-esposa de Luciano, voltou a detonar a família Camargo. Tudo começou após Graciele Lacerda, de 43 anos, anunciar que finalmente conseguiu engravidar de Zezé, de 61. Cleo Loyola disparou que a influenciadora fitness foi de amante para “oficial” do sertanejo. A noiva do sertanejo, por sua vez, não é a única a ser apontada como “a outra”.

Pensando nisso, hoje o Paipee Brasil listou seis outras famosas, nacionais e internacionais, também já foram de supostas “amantes” para esposas “oficiais”. Relembre quem são elas, na galeria de fotos acima, e veja mais detalhes.



Fonte: PaiPee

Estruturas adquiridas durante a pandemia transformam a saúde em Padre Bernardo

Da redação do Conectado ao Poder

Prefeitura investe em equipamentos e treinamento, e o município se destaca na região pela capacidade de atendimento e realização de exames

Durante uma entrevista ao programa Rota Atividade, da rádio Atividade 107,1 FM, o prefeito de Padre Bernardo, Joseleide Lázaro, destacou os legados deixados pela pandemia de Covid-19 na saúde pública do município. Segundo ele, a cidade conseguiu transformar os desafios impostos pela crise sanitária em oportunidades para melhorar o sistema de saúde local.

“Nós ficamos com mais de dez leitos de semi-UTI. Nossa equipe toda treinada para tratar casos semelhantes aquele que aconteceu”, afirmou o prefeito.

A prefeitura investiu em infraestrutura e equipamentos, o que resultou em melhorias significativas no atendimento à população. “Nós adquirimos estruturas, leitos de enfermagem, muitos aparelhos, o laboratório mesmo ficou totalmente estruturado”, explicou Lázaro. Ele destacou que, atualmente, o laboratório realiza mais de 20 mil exames por mês, um salto significativo em comparação aos cerca de 3 mil exames mensais realizados antes da pandemia.

Com essas melhorias, Padre Bernardo se tornou uma referência na saúde para os municípios vizinhos. “Graças a Deus, Padre Bernardo está sendo uma referência na saúde, atende os municípios vizinhos e atende a nossa população”, comemorou o prefeito.

- Publicidade -
- Publicidade -