Início Brasil Brasil firma acordo com China e África do Sul para estudar fenômenos...

Brasil firma acordo com China e África do Sul para estudar fenômenos astronômicos transitórios


Da redação

Brasil, China e África do Sul criaram uma rede para estudar fenômenos astronômicos transitórios, conforme acordo firmado em maio. Batizada de Gotta–Brics Pathfinder Network, a iniciativa busca ampliar a estrutura de observação de eventos de curta duração no céu, com participação coordenada pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A rede integra o Observatório do Pico dos Dias, localizado na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, além de observatórios em Xinglong e Lenghu, na China, e o Observatório Astronômico Sul-Africano. Conforme o LNA, outros institutos brasileiros, como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Observatório Nacional (ON) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também participam da parceria.

Explosões estelares e variações de brilho estão entre os fenômenos observados. A iniciativa prevê o desenvolvimento de tecnologias para operação de telescópios em rede, incluindo sistemas de inteligência artificial embarcada para observações em tempo real. Está planejada ainda infraestrutura compartilhada de dados e ações de formação de recursos humanos.

O diretor substituto do LNA, Luciano Fraga, afirma que o memorando “formaliza uma visão compartilhada entre Brasil, África do Sul e China para construir uma rede colaborativa de observação astronômica”. A Gotta–Brics Pathfinder Network funcionará como etapa preparatória para futura integração ao projeto Brics Intelligent Telescope and Data Network (BITDN), de maior escala e voltado à cooperação científica e tecnológica entre os países.