Da redação
O Brasil bateu recorde na movimentação de passageiros domésticos de janeiro a maio de 2026, com 42 milhões de embarques nacionais, segundo dados do Ministério do Turismo divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil nesta segunda-feira (22). O número representa aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo o levantamento oficial, esta foi a primeira vez que o país ultrapassou a marca de 42 milhões de passageiros no período de cinco meses. Apenas no mês de maio, foram registrados 8,31 milhões de viagens domésticas, 2% a mais que os 8,16 milhões contabilizados em maio de 2025. O desempenho é o maior desde o início da série histórica em 2000.
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, classificou os resultados como reflexo direto do fortalecimento do setor no país. Em declaração oficial, afirmou que “o brasileiro está com mais confiança, mais renda e mais desejo de conhecer as belezas do seu próprio país”. Ele destacou o impacto positivo na economia.
Feliciano ainda ressaltou que o crescimento do setor resulta em hotéis movimentados, restaurantes atuando com intensidade, comércio local aquecido e estímulo à geração de renda e emprego, desde grandes capitais até os pequenos municípios turísticos. Segundo ele, os avanços são atribuídos ao trabalho de estruturação dos destinos e promoção das rotas nacionais.
O ministro afirmou: “O turismo é a força motriz do novo Brasil: um setor sustentável, vibrante e que orgulha a todos nós. Vamos continuar trabalhando para que ainda mais brasileiros possam viajar, descobrir nossas riquezas e fortalecer a nossa economia”.
Em relação aos voos internacionais, o país também atingiu marcas históricas. De janeiro a maio de 2026, foram registrados 12,8 milhões de passageiros, 10% a mais que os 11,6 milhões em 2025. Somente em maio, houve crescimento de 5%, atingindo 2,23 milhões de passageiros internacionais.





