Da redação
Pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e divulgada nesta terça-feira (1º) aponta que o medo da violência impacta diretamente a rotina e o orçamento de famílias brasileiras. Segundo o levantamento realizado pelo PoderData, 77% dos entrevistados relatam que a insegurança gera custos em seus lares.
De acordo com o estudo, sete em cada dez brasileiros tiveram algum gasto financeiro relacionado à insegurança nos últimos doze meses. Entre os motivos, 35% citam golpes ou fraudes, 13% afirmam despesas com segurança patrimonial e 12% relatam gastos com transportes mais caros para evitar riscos. A pesquisa foi feita por telefone, ouviu 2.411 pessoas em 658 municípios e apresenta margem de erro de dois pontos percentuais.
O estudo revela ainda que o medo da violência interfere em decisões profissionais: 26% dos entrevistados disseram ter recusado uma oportunidade de trabalho por receio da criminalidade e 23% evitam circular em determinados horários. Ainda segundo o levantamento, 38% da população deixou de consumir ou usar determinados bens e 24% não frequentam certos comércios ou restaurantes devido à sensação de insegurança.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que, apesar dos homicídios terem atingido mínima histórica no ano passado, houve explosão nos crimes contra o patrimônio. Foram 2,2 milhões de ocorrências de golpes, principalmente digitais, com alta de 429% em relação a 2018. No período, apenas 63.700 ações penais foram instauradas e 4.189 pessoas passaram pelo sistema penitenciário pelo crime de estelionato.




