Da redação
Há uma indicação de redução de 19% no número de óbitos no trânsito.

“Quem compartilha a via mantém sua história de vida” é a frase implantada em campanha do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), que mostra a importância de se praticar a correta divisão da pista entre o motorista e o ciclista, para que acidentes não venham a acontecer.
Acidentes com ciclistas podem gerar o óbito, levando os familiares a grandes dores e ao desalento. Muitas vezes, a causa dos acidentes se dá por uma ultrapassagem não realizada de modo correto e, em razão disso, é que no vídeo da campanha há a fala “motorista, reduza a velocidade e mantenha distância segura ao ultrapassar o ciclista”, mas os ciclistas também precisam ter atenção, com o foco em pedalar do lado direito e no sentido da pista.
O outro vilão dos acidentes
Apesar da condução imprudente ser um dos motivos para acidentes, há diversos outros, como o uso do celular no momento da direção. Sabendo disso, o Detran lançou no final do ano passado uma campanha mostrando como esse aparelho pode ser um grande vilão.
Na campanha, há uma frase que diz que “a imprudência tirou a minha vida, tirou o meu modo de viver”. A fala é de um dançarino, que estava em sua moto e foi pego por um motorista que utilizava o celular e, a partir desse momento, a vida dele, que era dançar, foi modificada.
Os motoristas que foram parados e escutaram esse relato, sentiram o impacto e, certamente, vão seguir na direção de forma certa, sem o uso do celular e com mais atenção.
O resultado das campanhas
As campanhas, em razão do impacto colocado nos motoristas, junto de outras ações promovidas, de fato mostram um resultado positivo, que se manifesta através de dados já de 2022. De acordo com a Gerência de Estatísticas do Detran-DF (Gerest), há uma indicação de redução de 19% no número de óbitos no trânsito.
Links das campanhas




