Candidatos Ficha Limpa poderão se cadastrar na plataforma Unidos Contra a Corrupção

Por Sandro Gianelli

Unidos Contra a Corrupção

De 31 de agosto até o fim das eleições, o eleitorado brasileiro poderá conferir as candidaturas de deputados federais e senadores na plataforma unidoscontraacorrupcao.org.br. A intenção da campanha é levar ao eleitorado informação confiável, clara e acessível sobre quem tem passado limpo e está efetivamente comprometido com a luta contra a corrupção.

Ficha limpa

O critério de passado limpo para a campanha Unidos Contra a Corrupção é rigoroso, exigindo-se além do mínimo legal para todas as candidaturas. A referência são os crimes listados na Lei da Ficha Limpa. Consideram-se passado limpo os candidatos que nunca tiveram condenação por nenhum daqueles atos.

Supervisão total

Os candidatos que concorrem à reeleição no Congresso Nacional, serão supervisionados em relação aos processos que respondem no Supremo Tribunal Federal (STF). Os candidatos também podem assinar o Pacto pela Democracia, que é uma iniciativa da sociedade civil brasileira voltada a defender a preservação e o revigoramento da vida política e democrática do país.

 Deu ruim

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou um relatório sobre os gastos dos Estados com Segurança Pública. O Fórum ocorreu entre os dias 20 e 22 de agosto, em Brasília e avaliou os dados relativos a 2017.

Pouco investimento

Segundo o relatório, o Distrito Federal ficou como a unidade da federação que menos gastou com Segurança Pública. Outro dado divulgado é que o DF está entre as unidades da federação que menos investem na área, por habitante.

Sem Fundo

Na relação de despesas, por habitante, Brasília só foi mais eficiente do que Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte. A diferença é que estes estados não recebem bilhões de reais da União, todos os anos por meio do Fundo Constitucional, para manterem a Segurança Pública. 

“O Governo do Distrito Federal não utiliza nenhum centavo das receitas arrecadadas pelo Tesouro Local em segurança pública. Todas as despesas do segmento – polícia e corpo de bombeiros militar e polícia civil – são pagas com recursos da União, por meio do Fundo Constitucional do Distrito Federal”.

Rodrigo Franco, presidente do Sinpol-DF.

30 compromissos

Alexandre Guerra, candidato ao GDF pelo NOVO registrou em cartório os 30 principais compromissos de sua campanha, que fazem parte de seu Plano de Governo para o GDF. O ato simboliza a obrigação de Alexandre Guerra em implementar, ao ser eleito governador do Distrito Federal, as ações prometidas em campanha. 

Nocaute 1

Que o lutador de MMA, Wanderlei Silva, é um sucesso nos rinques, nós já sabemos. O que poucos sabem é que sua marca de academias não tem tido o mesmo sucesso que o lutador. Em outubro de 2016 foi inaugurada uma unidade do projeto Team Wand Cross, em Vicente Pires.

Nocaute 2

A academia fechou as portas e coleciona dividas na praça. Funcionários e prestadores de serviços relatam que a situação vem se agravado nos últimos meses e muitos afirmam que ficaram, antes da academia fechar, por mais de três meses sem receber.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCaiado convoca jovens para participarem das eleições
Próximo artigoMarconi e Zé Eliton estarão em Águas Lindas na quinta-feira
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code