Da redação do Conectado ao Poder
Iniciativa no assentamento Gabriela Monteiro, em Brazlândia, visa ampliar o acesso dos produtores rurais a políticas públicas e tecnologias agrícolas

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), participou nesta quinta-feira (27) do lançamento do Projeto Irriga DF, no assentamento Gabriela Monteiro, localizado em Brazlândia. A iniciativa tem como objetivo central oferecer apoio técnico e institucional aos produtores rurais da capital federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), promovendo o fortalecimento da agricultura familiar.
O projeto prevê a ampliação do acesso dos agricultores a políticas públicas, insumos e produtos agrícolas. Entre as ações planejadas, estão orientações sobre técnicas de cultivo, crédito rural e formação profissional. A proposta é contribuir para o desenvolvimento sustentável do campo, com incentivo à autonomia produtiva. “O projeto visa proporcionar aos produtores rurais acesso a políticas públicas, produtos e insumos”, destacou Celina Leão em publicação nas redes sociais.
Além do apoio técnico, o Irriga DF busca fomentar a autossuficiência alimentar nas comunidades atendidas, valorizando a produção local e promovendo o aumento da renda das famílias do campo. A capacitação dos trabalhadores rurais também integra as metas do projeto, ampliando suas possibilidades de atuação e inserção no mercado.
Com a nova política de incentivo, o Governo do Distrito Federal espera não apenas melhorar a qualidade de vida dos agricultores, mas também impulsionar a segurança alimentar e o desenvolvimento socioeconômico da zona rural do DF. O projeto integra o conjunto de ações do governo voltadas para a valorização do campo como eixo estratégico da economia regional.