Da redação
As fortes chuvas que atingem Pernambuco desde 30 de abril já afetaram ao menos 27 municípios, segundo a Defesa Civil atualizada neste domingo (3). O órgão informou que 9,4 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas, com seis óbitos confirmados. O governo estadual decretou situação de emergência para acelerar o socorro.
Entre as cidades mais impactadas estão Pombos, Timbaúba, Itambé, Goiana, Moreno, Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Entre as vítimas fatais identificadas estão um bebê de seis meses, uma criança de um ano e outra de sete anos. Os três faleceram após deslizamentos de terra na Região Metropolitana do Recife.
Em São Lourenço da Mata, uma pessoa perdeu a vida ao ser arrastada por uma enxurrada. A governadora Raquel Lyra decretou situação de emergência nos municípios atingidos no sábado (2), com o objetivo de liberar de forma ágil recursos públicos para enfrentar as consequências provocadas pelas chuvas.
Até o momento, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco realizou mais de 800 operações de resgate em áreas de risco. Para abrigar as pessoas desalojadas e desabrigadas, foram ativados 29 abrigos públicos temporários. Equipes da Defesa Civil Nacional também foram enviadas à região para reforçar as operações de resgate.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, declarou que o governo federal vai garantir socorro e assistência à população atingida durante o período de emergência. As autoridades locais seguem monitorando as áreas de risco e prestando apoio aos municípios prejudicados.
As chuvas também causaram transtornos na Paraíba, onde, segundo dados preliminares da Defesa Civil estadual, 1,5 mil famílias ficaram desalojadas, 300 pessoas estão desabrigadas, cerca de 9 mil foram afetadas e foram registrados dois óbitos no estado.






