Início Coluna Cinco partidos, num total de 262 deputados, devem defender o Fundo Constitucional...

Cinco partidos, num total de 262 deputados, devem defender o Fundo Constitucional do DF

Por Sandro Gianelli

Preservação do FCDF

Parlamentares e representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) estão trabalhando nos bastidores para garantir a preservação do Fundo Constitucional do DF (FCDF). Cinco partidos – PL, PSD, PSDB, PT e Republicanos – fecharam questão ou emitiram orientações para votarem favoravelmente ao fundo, representando um total de 262 dos 513 deputados.

Incertezas

Apesar do apoio declarado, a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 93/2023, que institui o arcabouço fiscal, ainda não ocorreu. As orientações das bancadas não são obrigatórias e nem todos os parlamentares podem seguir as diretrizes das lideranças.

Bancada do DF reagiu

A bancada do DF reagiu às declarações do relator do marco fiscal na Câmara, deputado Cláudio Cajado, que se posicionou contra as mudanças no Senado que preservaram o FCDF das restrições do texto. Cajado afirmou que a inclusão do FCDF no arcabouço fiscal não traz benefícios para o fundo. A bancada do DF manifestou sua discordância diante dessas declarações.

Ações da vice-governadora do DF

A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), tem se envolvido ativamente na construção de diálogos com parlamentares e na articulação de votos para a manutenção do Fundo Constitucional. Apesar da divisão dentro do Partido Progressista, Celina apazigua os ânimos, afirmando que há pluralidade de ideias e que o deputado Cláudio Cajado (PP-BA), relator do arcabouço fiscal, será impedido de deixar o FCDF fora do projeto.

Tá falado

“O Governo Federal fez pesquisas nos estados que comprovam que o governador Ronaldo Caiado é um dos tops do Brasil, um dos governadores mais bem avaliados”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, durante evento no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.

Conectado na Atividade

Neste sábado (8), os entrevistados do programa “Conectado ao Poder”, da rádio Atividade FM (107,1), serão a deputada federal Bia Kicis e o presidente do IGESDF, Juracy Cavalcante. O programa vai ao ar ao vivo, aos sábados, das 12h às 14h.

* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, especialista em pesquisa de opinião pública, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli para o portal Conectado ao Poder e apresenta o Conectado ao Poder na rádio Atividade FM.

Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-lá na Coluna do Gianelli.