Da redação
A candidata à Presidência Clariana Barão (Democracia Cristã) expressou insatisfação em entrevista ao Metrópoles, ao comentar a ausência de mulheres no debate presidencial promovido pela Band. Ela cobrou um posicionamento da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a falta de representatividade feminina no evento.
Segundo Clariana, “estamos vendo nossos direitos serem limitados nos debates. Apelo às mulheres para que se manifestem e lutem para que tenhamos nossa voz representada. Também conclamo a ministra Cármen Lúcia, que sempre fala sobre as mulheres, mas se omite em uma questão tão relevante como a inclusão feminina nos debates presidenciais”.
De acordo com informações do Democracia Cristã, o partido ingressou com uma representação contra a Band e outras emissoras pedindo a inclusão de Clariana Barão entre os participantes e questionando os critérios de seleção adotados. A ação foi protocolada dois dias antes do debate.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Nunes Marques, rejeitou o pedido do Democracia Cristã para que a candidata fosse incluída no evento. O partido argumentou que a ausência de Clariana limita o debate plural e feminino, mas a decisão manteve os critérios previamente estabelecidos pelas emissoras.



