Da redação
O Comitê de Cultura do Distrito Federal promove, nos dias 25 e 26 de junho de 2026, dois seminários no Teatro Mapati, em Brasília, voltados à equidade de gênero na cultura e ao combate à LGBTQIA+fobia por meio da arte. O objetivo é fomentar políticas públicas mais inclusivas e fortalecer o debate sobre direitos humanos no setor cultural.
No dia 25, das 18h30 às 21h30, ocorre o seminário Equidade de Gênero na Cultura, com entrada gratuita e carga horária de três horas. O evento reúne pesquisadoras, gestoras culturais, artistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios enfrentados pelas mulheres no campo cultural, abordando desigualdades, acesso a recursos e mecanismos de proteção.
A programação desse primeiro encontro será dividida em duas mesas temáticas: “Diagnóstico e desigualdades de gênero na cultura” e “Políticas de equidade, proteção e financiamento”. Serão apresentadas experiências e perspectivas para políticas culturais mais comprometidas com a redução das desigualdades de gênero e ampliação do acesso aos recursos de fomento.
Entre as participantes desta terça-feira estão Rita Andrade, ativista e pesquisadora; Eli Moura, gestora cultural; e Silvia Badim, professora da UnB e pesquisadora nas áreas de gênero e saúde coletiva. Carolina Ribeiro assume a mediação. Cada convidada compartilhará sua atuação e visão sobre os avanços e obstáculos ainda presentes no setor cultural.
No dia 26, no mesmo horário e local, será realizado o seminário Combate à LGBTQIA+fobia por meio da Arte. A iniciativa inclui discussões sobre o potencial transformador da arte na garantia de direitos da população LGBTQIA+, práticas de acolhimento em eventos culturais e estratégias para prevenção à violência, promovendo debates com profissionais de diferentes áreas.
Participam desta quarta-feira Fainny Mendes, psicóloga e ativista; Ângela Maria dos Santos, delegada da Polícia Civil do DF; e o advogado Gabriel Borba, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-DF. Os seminários são gratuitos e abertos ao público, com inscrição prévia, e buscam colaborar para uma sociedade mais democrática e igualitária através da cultura.





