O Podemos elegeu os prefeitos de cinco das seis prefeituras disputadas neste segundo turno, incluindo duas capitais estratégicas. Resultado que reforça o desempenho do Podemos nas eleições deste ano e o consolida como um dos partidos de maior crescimento no Brasil, refletindo o desejo do eleitorado por mudanças concretas e inovadoras no cenário político. “É uma conquista histórica”, comemora a presidente do partido, deputada federal Renata Abreu.
Em Palmas, capital do Tocantins, Eduardo Siqueira foi eleito com 78.673 votos, correspondendo a 53,03% dos votos válidos. Em Porto Velho, capital de Rondônia, Léo venceu com 135.118 votos, somando 56,18%. No importante polo econômico de São Bernardo do Campo (SP), Marcelo Lima foi o candidato vencedor, com 205.200 votos, 55,74%. Em Guarujá (SP), Farid Madi conquistou a prefeitura no segundo turno com 83.652 votos, 55,38%. E Murilo Félix foi eleito prefeito de Limeira (SP) com 76.049 votos, totalizando 51,88%. A única cidade onde o Podemos não obteve vitória foi Taboão da Serra (SP). O prefeito Aprigio, que sofreu um atentado a tiros há 9 dias e só teve alta hospitalar ontem (dia 26), não foi reeleito.
O crescimento do Podemos nestas eleições municipais reflete sua trajetória de expansão e consolidação, ampliando a representatividade no cenário nacional e fortalecendo suas bases em várias regiões do Brasil. Em um balanço geral destas eleições, o Podemos registrou aumentos expressivos:
Prefeitos eleitos: 127. Em comparação com o pleito anterior, o número de prefeituras sob gestão do Podemos cresceu 48%, consolidando o partido em municípios estratégicos e capitais.
Representação territorial: O Podemos ampliou sua presença para 36% dos municípios brasileiros, lançando chapas próprias em quase 2 mil cidades.
Vereadores eleitos: 2.327, crescimento de 58%, passando de 1.473 para 2.327, representando uma taxa de sucesso de 10,4%. Este aumento garante ao partido uma presença diversificada nas Câmaras Municipais de Norte a Sul do país.
PALAVRA DA PRESIDENTE
A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), expressou sua satisfação com os resultados e ressaltou o compromisso do partido com uma política ética e voltada para o desenvolvimento local:
“A vitória neste turno, ganhando cinco das seis prefeituras que disputamos, incluindo duas capitais, é um marco que consolida nossa força e nosso compromisso com os valores que nosso partido representa. Estamos orgulhosos da nossa expansão e do impacto positivo para todas as cidades que, a partir de 2025, serão governadas por líderes do Podemos. Este resultado é fruto de um trabalho coletivo e da confiança dos eleitores na nossa proposta de uma política mais próxima da população, voltada para atender as necessidades reais das comunidades”, disse a presidente.