Datafolha: Empate técnico triplo esquenta disputa ao Buriti



Por Sandro Gianelli

Pesquisa Datafolha

O instituto Datafolha realizou uma pesquisa para avaliar as intenções de voto para o Governo do Distrito Federal. O levantamento foi realizado nos dias 20 e 21 de agosto. A pesquisa foi divulgada na quarta-feira (22). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eliana lidera

Eliana Pedrosa (Pros) é a primeira com 15% das intenções de voto. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) é o segundo com 14%. Rogério Rosso (PSD) tem 13%. Alberto Fraga (DEM) tem 8%. O General Paulo Chagas (PRP) ficou com 5%, seguido por Fátima Sousa (PSOL) e Júlio Miragaya (PT) com 3% cada.

32% indefinido

Dois estreantes em campanha eleitorais seguem com a mesma intenção de voto, são eles Alexandre Guerra (Novo) e Ibaneis Rocha (MDB) com 2% cada. Guillem (PSTU) e Renan Rosa (PCO) têm 1% cada. Brancos e nulos somam 24%. 8% declararam não saber em quem votar.

Empate triplo

O resultado representa um levantamento estimulado. Eliana, Rollemberg e Rosso estão tecnicamente empatados segundo a margem de erro. A pesquisa é o primeiro levantamento do Datafolha realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral e foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.

Dados da pesquisa

O Datafolha ouviu 919 eleitores de todas as regiões do Distrito Federal com 16 anos ou mais com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE: DF-07735/2018 e no TSE: BR-04023/2018.

Espontânea 1

O resultado espontâneo encontrado pelo Datafolha altera completamente o cenário. A justificativa e a falta de conhecimento dos candidatos. Essa carência deve ser alterada assim que começar o horário político, tanto no rádio, quanto na televisão.

Espontânea 2

O governador Rodrigo Rollemberg lidera com 8%, seguido de Eliana Pedrosa (Pros) com 4%. Fraga (DEM) e Rosso (PSD) estão empatados com 3%. Seguidos por Alexandre Guerra (Novo), Fátima Sousa (PSOL), General Paulo Chagas (PRP), Ibaneis e Miragaya (PT) ambos com 1%. Brancos e nulos somam 16%, não sabe chega a 57%.

Líder na rejeição

Rollemberg lidera a espontânea e também a rejeição. Um dos motivos é que o governador é o nome mais lembrado. Na rejeição, onde o entrevistado afirma que não votaria de jeito nenhum no candidato, Rollemberg tem 49%, seguido de Fraga com  28%.

Rejeição 1

Eliana Pedrosa (Pros) é a terceira mais rejeitada com 21%. Rosso é o quarto com 19%. Miragaya (PT) tem 16%. Paulo Chagas (PRP) e Fátima Sousa (PSOL) estão com 12%. Ibaneis (MDB), Guillem (PSTU) e Renan Rosa (PCO) todos com 10%.

Menos rejeitado

Alexandre Guerra do Novo é o nome menos rejeitado com apenas 1%. A pesquisa detectou que 1% dos entrevistados votariam em qualquer um ou não rejeita nenhum dos candidatos. 9% afirmaram que rejeitam todos dos candidatos e não votaria em nenhum deles. 5% afirmaram que não sabem em quem votar.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code