Início Política Datafolha: Lula lidera com 41% e Flávio Bolsonaro tem 31% no primeiro...

Datafolha: Lula lidera com 41% e Flávio Bolsonaro tem 31% no primeiro turno


Da redação

Aliados de Flávio Bolsonaro (PL) consideram que a diferença entre o senador e o presidente Lula (PT) em um eventual segundo turno, mostrada na pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20), pode ser revertida com o início da campanha eleitoral. O levantamento foi realizado entre quarta (17) e quinta-feira (18).

Integrantes do círculo do presidente Lula minimizam possíveis efeitos da operação da Polícia Federal contra Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, que foi deflagrada na quinta-feira (18). Um ministro do governo afirmou que a investigação não está relacionada a Lula e não terá o mesmo impacto que o caso Vorcaro.

Na pesquisa espontânea do primeiro turno, Lula registra 41% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparece com 31%. O cenário se manteve estável em relação ao levantamento anterior, realizado após a divulgação de que Flávio teria solicitado recursos a Daniel Vorcaro, do Banco Master, para financiar o filme “Dark Horse” sobre Jair Bolsonaro.

No segundo turno, Lula e Flávio repetiram o resultado observado há um mês: 47% para o atual presidente, contra 43% para o senador, diferença de quatro pontos percentuais. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 1% declarou indecisão na pesquisa, que possui margem de erro de dois pontos percentuais.

Parlamentares do PL, como Sóstenes Cavalcante (PL-SP) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB), destacam que a estabilidade no percentual de Flávio indica que o desgaste atingiu o limite com o caso “Dark Horse”. Eles acreditam que novos dados da investigação sobre Jaques Wagner podem fortalecer Flávio em próximos levantamentos.

Já representantes petistas, como Pedro Uczai (PT-SC) e Jilmar Tatto (PT-SP), avaliam que a pesquisa consolida a liderança de Lula e a diferença entre os candidatos. Tatto admitiu, contudo, que “não estamos numa zona de conforto, mas numa ‘tranquilidade vigiada'”. Outros nomes testados na pesquisa apareceram com índices entre 1% e 3%.