De acordo com Augusto César, diretor-presidente da Finatec, a entidade tem se aprimorado na transparência, mesmo com a pandemia

Da redação

A decisão em virar diretor-presidente veio no processo de pós-doutorado

O programa Conectado ao Poder, da Rádio Metrópoles, entrevistou Augusto César de Mendonça, diretor-presidente da Finatec, entidade ligada à Universidade de Brasília (UNB), que contou que antes de chegar na direção, já era parte do conselho da Finatec, além de saber da história da fundação e acompanhar os trabalhos de perto. “Eu tenho um relacionamento de longa data com a Finatec, por ser professor da UNB. Após ter passado pela direção do campus UNB Gama, eu estava em um período de pós-doutorado e me lancei como diretor-presidente”.

O professor entende a importância de uma boa gestão, para que a evolução do ambiente seja constante. “Eu aceitei o desafio de pegar o bastão e tentar passar esse bastão melhor para os próximos diretores-presidentes”, disse. Augusto César pontuou, ainda, que o órgão sempre esteve muito bem posicionado diante ao Ministério Público, com profissionais honestos desde sempre, como diretores-presidentes, diretores-secretários e diretores-financeiros, o que o leva a ter certeza de que em momento algum houve desvio de finalidade.

É entendível que a pandemia da Covid-19 abalou estruturas em todos os âmbitos, mas é preciso buscar evolução, assim como relata o gestor. “A Finatec é uma instituição que, por causa, obviamente, desse momento econômico, que não é bom, e por causa da pandemia, não passa por boa fase financeira, mas ela vem em uma crescente, melhorando em todos os aspectos, especialmente na transparência, com um portal que tem tudo sobre aplicações de projetos, recursos de projetos, quem é o coordenador, bolsas pagas, etc”. César completou a fala dizendo que o portal possui informações desde o ano de 2017, momento em que houve mudança na metodologia de cálculo de previsão de orçamento.

“A missão da Finatec é transformar aquele conhecimento gerado dentro da instituição de pesquisa, que é a UNB, fazendo com que ele esteja disponível para a sociedade. Ou seja, não é só a gestão dos recursos e aplicações de bolsas e compra de equipamento”, explica o diretor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui