Da redação do Conectado ao Poder

Os advogados do governador Ibaneis Rocha, Cleber Lopes e Alberto Toron, operam com a possibilidade de que o retorno do governador ao cargo ocorra dentro do prazo reduzido.
A decisão de afastar Ibaneis ocorreu após a suspeita do governador ser cúmplice dos atos antidemocráticos que aconteceram em Brasília no dia 8 de janeiro.
Depois da confirmação da perícia que Ibaneis “não revelou atos em mudar planejamento, desfazer ordens de autoridades das forças de segurança, omitir informações a autoridades superiores do Governo Federal ou mesmo de impedir a repressão do avanço dos manifestantes durante os atos de vandalismo e invasão”, seus advogados encaminharam um documento ao ministro Alexandre de Moraes, autor do despacho que o afastou por 90 dias, alegando sua inocência a fim de que o governador volte ao seu posto.
A princípio, não houve manifestação da parte do ministro, mas é certo que a qualquer momento ele possa decidir sobre o recurso apresentado pela defesa.
Além de completar mais de 45 dias que Ibaneis foi afastado, há ainda a possibilidade que este recurso seja analisado pelo pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) no começo de março.