Início Brasil Delegado Rafael Machado Caldeira é nomeado adido da Polícia Federal em Abu...

Delegado Rafael Machado Caldeira é nomeado adido da Polícia Federal em Abu Dhabi


Da redação

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, indicou o delegado Rafael Machado Caldeira para o cargo de adido policial da corporação em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A nomeação foi publicada no boletim interno da PF nesta terça-feira, 9, conforme divulgado oficialmente.

Rafael Machado Caldeira exerce, atualmente, a função de coordenador-geral de Contrainteligência na Polícia Federal. O delegado participou de algumas das principais investigações em andamento na instituição, incluindo operações de grande repercussão nacional.

A atuação de Caldeira lhe proporcionou destaque em investigações consideradas centrais para a segurança e interesses do país, segundo informações institucionais. Adidos policiais representam a PF no exterior, auxiliando na cooperação internacional em temas criminais.

A escolha visa fortalecer o relacionamento da Polícia Federal com autoridades estrangeiras, aprimorando mecanismos de intercâmbio de informações e estratégias de contenção a crimes transnacionais. A atuação em Abu Dhabi busca consolidar parcerias no combate a ilícitos praticados além das fronteiras brasileiras.

A nomeação ocorre em contexto de crescente demanda por cooperação internacional em segurança pública. O papel do adido policial abrange interlocução com órgãos estrangeiros para suporte mútuo em investigações e operações conjuntas, ampliando o alcance da Polícia Federal.

O cargo de adido policial é tradicionalmente ocupado por delegados que demonstram experiência em questões estratégicas e sensíveis. A atuação do adido em Abu Dhabi responde às exigências do cenário internacional e da presença de cidadãos e interesses brasileiros nos Emirados Árabes Unidos.