Início Distrito Federal Deputado distrital pede investigações sobre aumento do preço da gasolina nos postos...

Deputado distrital pede investigações sobre aumento do preço da gasolina nos postos do DF


Da redação

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) encaminhou nesta semana representações a órgãos de defesa do consumidor solicitando investigação sobre o aumento do preço da gasolina nos postos de combustíveis do Distrito Federal. Segundo o parlamentar, o reajuste, ocorrido no início de janeiro, elevou o litro da gasolina e do óleo diesel em R$ 0,10, fazendo com que o valor em alguns postos alcançasse R$ 6,59.

Chico Vigilante declarou que o preço praticado “suscita sérias dúvidas sobre a licitude da conduta, configurando, em tese, indício grave de prática de cartel”. As representações foram enviadas ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), à Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) e ao Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF).

No documento dirigido ao Cade, o deputado requisitou a instauração de processo administrativo, aplicação de medidas cautelares, realização de buscas e apreensões, intimação de empresas e oitivas de funcionários, além do encaminhamento ao Ministério Público em caso de indícios de crime.

Ao Procon-DF, Chico Vigilante solicitou medidas imediatas de fiscalização, como inspeções surpresas em postos de combustíveis, apreensão de documentos e requisição de notas fiscais. Para a Senacon, pediu investigação sobre possíveis infrações ao Código de Defesa do Consumidor.

As ações fazem parte da tentativa do parlamentar de assegurar fiscalização e transparência nos postos do DF diante do aumento no preço dos combustíveis observado neste início de ano.