Da redação do Conectado ao Poder
Uma pesquisa recente aponta que a maioria dos entrevistados tem opiniões divergentes sobre quem deve ser responsabilizado pelo desvio no INSS.

A pesquisa Genial/Quaest revelou que 31% dos brasileiros atribuem ao governo Lula a responsabilidade pelo desvio de recursos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O levantamento, divulgado na quarta-feira, 4, mostrou que, para 14% dos entrevistados, a culpa maior recai sobre o próprio instituto.
O estudo ainda destacou que 8% dos cidadãos acreditam que as entidades que fraudaram as assinaturas dos aposentados são as principais responsáveis. Outros 8% apontam o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e apenas 1% dos entrevistados consideram que os aposentados que não conferiram os descontos têm parte na culpa. Quase um quarto dos participantes (26%) não souberam ou não responderam.
Sobre o uso de recursos para devolver o dinheiro desviado, 52% dos entrevistados afirmam que o governo deveria focar na devolução dos valores apenas com os fundos bloqueados das entidades em investigação. Em contrapartida, 41% defendem a devolução de valores desviado utilizando recursos públicos, caso necessário.
O apoio à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS também se destaca, com 50% a favor dessa medida. Mas 43% acreditam que a investigação da Polícia Federal é suficiente e que a oposição busca desgastar o governo.
A pesquisa foi realizada entre 29 de maio e 1º de junho e contou com 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros a partir de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%.





