Da redação
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu 100 doses da vacina contra a mpox na manhã deste sábado (7), na Gerência de Rede de Frio. O Ministério da Saúde entregou o imunizante após avaliar a demanda de todos os estados.
Na fase inicial, a vacina será destinada a pessoas com HIV/aids, a partir de 18 anos, dos grupos de homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais, com contagem de CD4 inferior a 100 células/mm³. Cerca de 150 pessoas atendem aos critérios, e parte já foi vacinada no início do ano.
A Sala de Vacinação do Hospital Universitário de Brasília (HUB) fará busca ativa e agendará os atendimentos conforme a disponibilidade das doses. “Esta vacina é disponibilizada para um grupo prioritário, baseada em diretrizes do Ministério da Saúde”, disse Ligiane Selles, enfermeira da coordenação técnica de imunização do DF.
Após dez dias, a vacinação poderá incluir pessoas com HIV/aids e CD4 inferior a 200, usuários de profilaxia pré-exposição (PrEP) com 18 anos ou mais e técnicos de laboratório, de 18 a 49 anos, que manipulam amostras. Após 20 dias, poderá alcançar adultos com HIV/aids, independentemente da contagem de CD4.
Pessoas de 18 a 49 anos expostas a fluidos ou secreções de casos suspeitos ou confirmados, em situações de médio ou alto risco, poderão receber a vacina pós-exposição. A aplicação é preferencial nos primeiros quatro dias e pode ocorrer até o 14º, se não houver sintomas. O esquema prevê duas doses, separadas por 28 dias.




